Bem-Vindo ao Sistema de Gestão de Acessos - SGA 1000 IP
O Sistema de Gestão de Acessos SGA 1000 IP é um software de fácil interação que permite realizar todos os tipos de cadastros e configurações existentes no MIP 1000 IP. É capaz de monitorar e gerar relatórios dos eventos ocorridos no sistema, entre outras funcionalidades.
Requisitos mínimos do Sistema de Gestão de Acessos SGA 1000 IP
- Sistema Operacional: Windows 7, 8 ou 10 (Desktop);
- RAM: 2GB ou superior;
- Processador: Processador Core I3, segunda geração ou superior;
- Espaço em disco: 500MB;
Início
Esta tela é a tela inicial do SGA 1000 IP. Nela são exibidos os MIP's 1000 IP já cadastrados no Software.
É possível incluir e excluir novos equipamentos para monitoramento através das opções :
- Adicionar MIP IP manualmente
Esta opção necessita que o usuário informe o IP, porta , login e senha para poder adicionar o MIP 1000 IP ao SGA 1000 IP.
- Buscar MIPs IP na rede
Nesta opção, o SGA 1000 IP busca os MIP's IP disponíveis na rede. Caso encontre algum, a tela de conexão já vem preenchida com o IP e a Porta.
Observações:
- O login padrão do sistema é admin e a senha padrão é 123456 , inclusive estes são também a senha e o login padrão do MIP 1000 IP e a senha é comum entre o software e o equipamento. Então, se houver alteração na senha do admin no MIP 1000 IP, esta nova senha deverá ser usada no SGA 1000 IP também e vice versa.
- O SGA 1000 IP só irá adicionar o MIP 1000 IP ao banco de dados se a conexão for realizada. Caso não consiga realizar a conexão com o MIP 1000 IP informado, a mensagem a seguir é exibida e o SGA 1000 IP descarta as informações.
Com a conexão realizada entre SGA 1000 IP e MIP 1000 IP, o MIP 1000 IP aparece na tela inicial e as opções a seguir podem ser realizadas:
- Sincronizar
Neste processo, o software buscará no MIP 1000 IP todas as informações de cadastro (dispositivos/usuários/controles/tags/biometrias/faces), as configurações do sistema e os últimos eventos. Esse processo tem sua duração variável que depende da quantidade de informações que estão disponíveis no MIP 1000 IP no momento do sincronismo.
Observações:
- Neste processo de sincronismo, a quantidade dos últimos eventos a ser sincronizada é determinada pela configuração disponível em Configurações do Software/Configurações gerais/Quantidade de eventos exibidos na tela inicial .
- O sincronismo não é obrigatório, mas é extremamente recomendado que ele seja realizado para que o SGA 1000 IP fique com as informações corretas.
- Desconectar
Desconecta o SGA 1000 IP do MIP 1000 IP.
- Editar
Permite a edição das informações relacionadas a conexão entre o SGA 1000 IP e o MIP 1000 IP.
- Conectar automaticamente
Habilita/desabilita a conexão automática do SGA 1000 IP ao MIP 1000 IP. Se esta opção estiver habilitada, sempre que iniciar o Software, ele irá conectar automaticamente ao MIP 1000 IP selecionado.
- Excluir
Exclui as informações do MIP 1000 IP armazenadas no Software.
Observação:
- Ao iniciar o Software, caso já exista algum MIP 1000 IP cadastrado nele, ao invés de aparecer a opção Sincronizar será exibida a opção Conectar, responsável por fazer a conexão entre o Software e o MIP 1000 IP.
Eventos
Nesta tela temos uma interface que permite que os eventos sejam exibidos na tela principal conforme forem acontecendo no MIP 1000 IP
Ela faz com que o acompanhamento seja mais simples, trazendo os últimos eventos que foram obtidos pelo MIP 1000 IP com a informação de Nome/Data/Apto + Bloco + Tipo do usuário (Morador, Visitante ou Prestador de Serviço)/Dispositivo/Recurso/Acesso/Veículo/Saída e foto (itens opcionais que dependem da configuração do usuário).
Na ocorrência de um evento a interface o mostra em detalhes, inclusive com um recurso de foto (se configurado). A foto exibida mais à esquerda a ser exibida será a cadastrada para o recurso (controle (XTR 1000), chaveiro (XID 1000), Digital, Face ou a foto do usuário). Caso não haja nenhuma foto cadastrada para o recurso, será exibida a foto do usuário. As cinco demais, menores, exibirão a foto do usuário e demais moradores que estejam cadastrados no mesmo apartamento e bloco.
Por exemplo: Se temos um apartamento 101 com três pessoas cadastradas (pai, mãe e filho) e os três estão cadastrados individualmente (um cadastro para cada um) com um chaveiro. Quando o filho aproximar o chaveiro do leitor e a porta abrir, o evento será exibido com a foto do filho e também será exibido a foto do pai e da mãe, permitindo ao porteiro identificar que aquela pessoa tem relação com outras pessoas do mesmo apartamento ou ainda verificar se o filho está realmente usando o seu chaveiro e não o do seu pai.
Ainda na tela Início, temos opção de Busca rápida, onde o usuário poderá fazer uma consulta rápida para verificar, por exemplo, se um determinado usuário já está cadastrado no Sistema. Ele pode selecionar a opção todos ou, se quiser realizar uma busca mais específica, pode escolher uma das opções abaixo.
Há também dois botões que levam a tela de cadastro, um para o cadastro de morador e o outro para vistante ou prestador de serviços.
Cadastros
Esta opção permite realizar a inclusão, edição ou exclusão de informações contidas no MIP 1000 IP. Eles estão divididos em:
Moradores
Permite realizar as operações relacionadas aos moradores. Esta tela exibe a listagem de todos os moradores contidos no Software.
Além dos moradores disponíveis, ela possui um campo de busca para localizar facilmente o morador cadastrado e ainda, na coluna ações, é possível editar ou excluir o ítem.
Ao pressionar o botão novo, temos a seguinte tela disponível:
Esta tela está dividida por abas. Cada uma delas contém os seguintes dados para preenchimento:
- Informações: contém campos relacionado as informações pessoais do morador. Também é possível escolher sua foto.
- Dispostivos: determina qual dispositivo o morador terá acesso.
- Chaveiros: exibe os chaveiros (TAG's) cadastradas ao morador e também é possível realizar a inclusão de novos.
- Controles: exibe os controles (RF) cadastrados ao morador e também é possível realizar a inclusão de novos.
- Digitais: exibe as chaveiros (TAG's) cadastradas ao morador e também é possível realizar a inclusão de novas.
- Faces: exibe a face cadastrada ao morador e também é possível realizar a inclusão de novas.
- Acesso SGA IP: permite a criação de login e senha para acesso ao SGA IP, de acordo com o nível de acesso determinado
Visitante/Prestador
Permite realizar as operações relacionadas aos visitantes e prestadores de serviço. Esta tela exibe a listagem de todos contidos no Software.
Além dos visitantes/prestadores disponíveis, ela possui um campo de busca para localizar facilmente o visitante/prestador cadastrado e ainda, na coluna ações, é possível editar ou excluir o ítem.
Ao pressionar o botão novo, temos a seguinte tela disponível:
Nesta tela é possível informar todos os dados necessários para o cadastro de um visitante/prestador de serviço no Sistema.
Dispositivos
Permite realizar a edição de dispositivos já cadastrados no Sistema. O cadastro e remoção dos dispositivos só são possíveis através do MIP 1000 IP.
A tela dos dispositivos pode ser vista abaixo:
Observações:
- O MIP 1000 IP sempre será o primeiro dispositivo pois ele é o principal e não precisa ser adicionado.
- Quando for editar um dispositivo é fundamental que ele esteja na porta de comunicação serial 2 do MIP 1000 IP.
A tela a seguir mostra as informações do dispositivo Garagem XRE
Chaveiros (TAG)
Permite realizar as operações relacionadas aos chaveiros (TAGS) que podem ser usados em diversos dispositivos do Sistema. A tela a seguir exibe a listagem de todos contidos no Software.
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro do chaveiro XID 1000 ou de chaveiros RFID com a tecnologia Mifare.
Para a leitura do código do chaveiro, o SGA 1000 IP fornece as seguintes opções:
-
Ler código: A leitura do código do chaveiro pode ser realizada através do MIP 1000 IP conectado ao Software, através de outro dispositivo ou através de outro MIP 1000 IP previamente cadastrado no SGA 1000 IP.
Todos os dispositivos capazes de realizar a leitura do código do chaveiro são exibidos na lista de seleção.
-
Digitar Código: possibilita o usuário adicionar um chaveiro sem precisar realizar a leitura dele através do MIP 1000 IP. Assim, o software abrirá uma nova janela onde será possível digitar o código do chaveiro em decimal ou hexadecimal.
A tela de leitura do chaveiro pode ser vista abaixo:
E a tela de digitar o código é esta:
Com o código lido ou digitado, basta preencher o restante das informações para finalizar o cadastro.
Controles (RF)
Permite realizar as operações relacionadas aos controles (RF) que podem ser usados nos dispositivos XRE 1000 do Sistema. A tela a seguir exibe a listagem de todos contidos no Software.
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro do controle XTR 1000 .
A leitura do código do controle pode ser realizada através do MIP 1000 IP conectado ao Software ou de outro MIP 1000 IP previamente cadastrado no SGA 1000 IP.
A tela de leitura do controle pode ser vista abaixo:
Com o código lido, basta preencher o restante das informações para finalizar o cadastro.
Biometrias (Digitais)
Permite fazer inclusão de novas Digitais que serão usadas nos dispositivos biométricos integrados para a autenticação do morador. A tela de listagem é semelhante as anteriores, como podemos verificar abaixo:
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro da digital.
Para a captura da digital, o dispositivo pode ser a mesa cadastradora CM 350 / CM 351 ou um dispositivo biométrico.
A tela de captura da digital através de uma das mesas cadastradoras pode ser vista abaixo:
E a tela de captura através de um dispositivo biométrico é esta:
Com a captura realizada, basta preencher o restante das informações para finalizar o cadastro.
Faces
Permite realizar inclusão de novas faces que serão usadas nos dispositivos faciais integrados para a autenticação do morador. A tela de listagem das faces contidas no Sistema pode ser vista abaixo:
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro da face.
A captura da face só pode ser realizada por um dispositivo facial.
A tela de captura da face pode ser vista abaixo:
Com a captura realizada, basta preencher o restante das informações para finalizar o cadastro.
Feriados
Permite realizar as operações relacionadas aos feriados. Esta tela exibe a listagem de todos os feriados contidos no Software.
Por padrão, os feriados exibidos na imagem acima já estão cadastrados no MIP 1000 IP.
Assim como os que forem adicionados pelo usuário, estes feriados podem ser editados ou excluídos normalmente.
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro da face.
Grupos
Permite realizar as operações relacionadas aos grupos. Os grupos cadastrados no SGA 1000 IP podem ser visualizados abaixo.
Este ítem fica exclusivamente no SGA 1000 IP não sendo enviado para o MIP 1000 IP. Portanto, caso conecte o MIP 1000 IP em outro computador, as informações de grupo estarão zeradas.
Ele foi criado para ajudar o usuário nos cadastros de moradores ou visitante/prestadores de serviço.
Ao pressionar o botão Novo temos a tela abaixo que permite o cadastro de grupo.
Relatórios
Esta opção permite a geração de relatórios dos dados contidos no Sistema. Em cada uma das opções, existem filtros para auxiliar o usuário a buscar informações mais precisas.
Os relatórios estão divididos em:
Eventos de acesso
Permite buscar as informações dos eventos de usuários que foram registrados pelo MIP 1000 IP. Estes eventos são gerados pela entrada/saída dos locais onde os dispositivos estão instalados.
A imagem a seguir mostra tela que nos permite determinar os filtros que serão escolhidos para geração do relatório
E a próxima imagem exibe mostra um exemplo de um relatório de eventos de acesso
Eventos de dispositivos
Permite buscar as informações dos eventos dos dispositivos que foram registrados pelo MIP 1000 IP. Estes eventos são os de acionamento de sensores (quando configurados), de timeout's que podem acontecer devido a problemas de comunicação entre algum dispositivo e o MIP 1000 IP , entre outros.
A imagem a seguir mostra tela que nos permite determinar os filtros que serão escolhidos para geração do relatório
Lista de dispositivos
Permite buscar as informações dos dispositivos que estão contidos no Software.
A imagem a seguir mostra tela que nos permite determinar os filtros que serão escolhidos para geração do relatório
Lista de usuários
Permite buscar as informações dos usuários que estão contidos no Software.
A imagem a seguir mostra tela que nos permite determinar os filtros que serão escolhidos para geração do relatório
Configurações
Esta opção permite a configuração de informações contidas no MIP 1000 IP.
Elas estão divididas em:
Condomínio
Permite personalizar as informações do condomínio na qual o MIP 1000 IP está instalado. A tela abaixo exibe as configurações que podem ser personalizadas:
Data e Hora
Permite configurar a hora do MIP 1000 IP com um valor estipulado pelo usuário ou ainda sincronizar com o horário do computador. Abaixo temos a tela disponível para essa configuração
Teclas do MIP IP
Permite definir quais acionamentos (ou saídas) serão ativadas quando os botões de acesso rápido (AC1 até AC5 que estão localizados na parte inferior direito do MIP 1000 IP ) forem pressionadas. Abaixo podemos ver como configurar essas teclas:
Na tela acima os campos correspondem:
- Tecla de acionamento: Qual tecla de acesso rápido do MIP está em configuração no momento;
- Dispositivo: Qual é o dispositivo a ser acionado quando a tecla escolhida for salva;
- Saída: Qual saída será acionada.
Função Pânico
Permite configurar a função pânico no Sistema. As opções de configuração podem ser visualizadas abaixo:
Na tela acima os campos correspondem:
- Aviso sonoro de pânico: determina se o MIP 1000 IP irá gerar um aviso sonoro quando houver um disparo de pânico;
- Dígito de pânico via senha de acesso: dígito que deve ser pressionado entre após o 3º dígito da senha de acesso. Por exemplo, se um usuário tem a senha cadastrada "123456" e o dígito de pânico é "3" , para o acionamento do pânico este usuário teria que pressionar no dispositivo a seguinte sequência: 123+3(dígito de pânico)+456;
- Botão de acionamento via controle (RF): botão do controle que ativará o pânico. É recomendado configurar um botão que não esteja sendo usado para o acionamento das saídas do XRE 1000;
- Tempo para acionamento via RF via controle (RF): tempo que o botão de ativação de pânico do controle deve ficar presssionado para a ativação;
- Saída: Qual saída do MIP 1000 IP será acionada quando o pânico for ativado.
- Forma de desativação do pânico: determina qual opção desativa a função pânico quando ela for ativada.
- Tempo para acionamento via RF via chaveiro (TAG): tempo que o chaveiro(TAG) deve ser mantido sobre a área de leitura do dispositivo para a ativação. Esta funcionalidade está disponível nos dispositivos XPE PLUS ID e XLT 1000 ID.
Porteiro Alerta
Permite configurar uma faixa de horário diário para manter o vigilante atento através de um sinal sonoro. A tela abaixo mostra as configurações disponíveis:
Na tela acima os campos correspondem:
- Horário de início: horário que a função é iniciada.
- Horário de término: horário que a função é finalizada.
- Intervalo entre as ativações do porteiro alerta: determina de quanto em quanto tempo a função é ativada. Se o valor for 0, a função é desativada.
- Forma de desativação do porteiro alerta: determina qual opção desativa a função porteiro alerta quando ela for ativada.
- Saída: Qual saída do MIP 1000 IP será acionada quando o porteiro alerta for ativado.
Aviso Sonoro
Permite ativar ou desativar os sons gerados pelo MIP 1000 IP e pelos dispositivos. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Rótulos
Permite configurar os rótulos editáveis disponíveis no MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Os rótulos que podem ser editados são : Apto, Nível 1, Nível 2, Nível 3 e Nível 4.
Sensor de porta aberta
Permite configurar o tempo entre a abertura do sensor e o disparo do aviso sonoro do MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Tempo de fechadura ativa
Permite configurar o tempo de acionamento das saídas do MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Mensagem de descanso
Permite a configuração do texto que será exibido no display do MIP 1000 IP na tela de descanso (ou standby). A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Intertravamento
Permite configurar o intertravamento nas saídas do MIP 1000 IP. Com esta função habilitada, uma das saídas só será acionada se o sensor da outra saída estiver fechado, ou seja, uma das portas/portões só abre se a outra estiver fechada. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Tempo de exibição dos eventos
Permite configurar por quanto tempo a exibição do evento atual ficará visível na tela do MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Sobreposição de eventos
Permite configurar a função de quando acontecer um evento em seguida do outro, o sistema não irá aguardar o tempo entre eventos para exibir o novo e sim sobrepor o atual sobre o anterior. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Senha de administrador
Permite alterar a senha do usuário admin do MIP 1000 IP. Esta modificação afetará a senha de acesso para o usuário admin tanto no MIP 1000 IP quanto no SGA 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Configurações de rede
Esta opção permite a configuração de informações relacionadas a rede contidas no MIP 1000 IP.
Elas estão divididas em:
IPV4
Permite visualizar a configuração da rede IPV4 do MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Observação:
- Esta tela é apenas para visualização das informações. As alterações devem ser realizadas diretamente no MIP 1000 IP.
Protocolo SCA
Permite visualizar a configuração da porta de rede utilizada pelo MIP 1000 IP. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Observação:
- Esta tela é apenas para visualização das informações. As alterações devem ser realizadas diretamente no MIP 1000 IP.
MIP Cliente
Permite configurar o MIP 1000 IP como cliente. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Neste caso, o MIP 1000 IP opera como cliente, ou seja, caso esta configuração esteja ativa, ele tenta se conectar ao endereço/host do servidor.
Configurações do Software
Esta opção permite a configuração de informações relacionadas ao Software SGA 1000 IP.
Elas estão divididas em:
Configurações gerais
Permite visualizar algumas configurações disponíveis para o SGA 1000 IP. As opções podem ser visualizadas na imagem abaixo:
Na tela acima os campos correspondem:
- Quantidade de eventos exibidos na tela principal: quantidade de eventos estarão na listagem de eventos da tela Eventos do Software. Esse valor é personalizável e seu padrão é 10.
- Tempo de inatividade do Software (em minutos): determina quanto tempo o Software aguarda em qualquer tela (exceto a início) sem a intervenção do usuário. Caso o tempo de inatividade seja atingido, ele automaticamente redireciona para a tela Eventos.
- Intervalo entre as ativações do porteiro alerta: determina de quanto em quanto tempo a função é ativada. Se o valor for 0, a função é desativada.
- Exibir fotos dos membros do apartamento: define se a foto dos outros membros do apartamento serão exibidaas quando um evento de acesso é realizado.
- Habilitar o horário de verão: define se o horário de verão será habilitado ou não.
Teclas de acionamento
Permite definir quais acionamentos (ou saídas) serão ativadas quando algum dos botões mostrados nas telas do SGA 1000 IP forem pressionadas. Abaixo podemos ver como configurar essas teclas:
Na tela acima os campos correspondem:
- Tecla de acionamento: Qual tecla de acionamento do SGA 1000 IP está em configuração no momento;
- Dispositivo: Qual é o dispositivo a ser acionado quando a tecla escolhida for salva;
- Saída: Qual saída será acionada.
Backup / Restauração
Permite realizar operações relacionadas a backup e restauração. As opções disponíveis são:
Na tela acima,as opções correspondem:
- Backup dos dados para o PC: realiza uma cópia do banco de dados do SGA 1000 IP no computador.
- Restaurar os dados para o SGA IP : restaura os dados do SGA 1000 IP a partir de um backup salvo anteriormente.
- Zera os dados do SGA 1000 IP: apaga todas as informações contidas no banco de dados do SGA 1000 IP, deixando ele como padrão de fábrica.
Na aba Conversão, temos as opções:
Estas opções correspondem:
- Gerar arquivos para o MIP 1000 IP: gera os arquivos do MIP 1000 IP com base nos dados contidos no Software.
- Converter dados do SGA V2 para o SGA IP : realiza a conversão dos dados do SGA (V2) para os do SGA IP. Neste caso, é necessário que o SGA V2 já tenha sido instalado neste computador e tenha sincronizado pelo menos uma com o MIP 1000 V2.
SGA Cliente
Permite configurar o SGA 1000 IP como cliente. A tela de configuração pode ser vista abaixo:
Neste caso, o SGA 1000 IP opera como cliente, ou seja, caso esta configuração esteja ativa, ele tenta se conectar ao endereço/host do servidor. No servidor, é necessário que o SGA 1000 IP esteja instalado para que este recurso funcione.
Manual do MIP 1000 IP
O manual tem todas as configurações e todos os detalhes de instalação e está disponível para download gratuito no site da Intelbras (https://www.intelbras.com/pt-br/modulo-inteligente-de-portaria-ip-mip-1000-ip#suporte ).
LGPD
LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais: este produto faz tratamento de dados pessoais, porém a Intelbras não possui acesso aos dados a partir deste produto.