Configurações básicas

Antes de utilizar o sistema, configure as funções básicas, incluindo a instalação do cliente, ativação do sistema, organização e gerenciamento de dispositivos, usuários e armazenamento.

Instalação e configuração do cliente

Para baixar o instalador do cliente, acesse a página web do servidor pelo navegador utilizando o endereço IP configurado, ou nome de domínio. Clique em Baixar para iniciar o download.

Após baixado, execute o instalador e siga as instruções para instalar e configurar o Cliente.

Caso não seja possível acessar a página web, verifique se esá utilizando 'https://' junto ao endereço de acesso.

Primeiro acesso à plataforma

Para o primeiro acesso à plataforma, você deve cadastrar uma senha para o usuário system, usuário padrão do sistema. Este apresenta permissões de configuração de super administrador do sistema.

O idioma padrão do Defense IA é inglês e pode ser alterado pela lista suspensa presente na direita superior da interface. Suporta Português (BR) e Espanhol.

Para cadastrar a senha, insira o endereço e porta do servidor em seus respectivos campos, ou selecione o servidor a partir da lista suspensa, caso este apareça. Após isso você será diretamente encaminhado para o cadastro da senha.

Siga as recomendações e cadastre uma senha complexa para maior segurança. Uma senha forte é composta por caracteres maiúsculos e minúsculos, numerais e caracteres especiais.

Licenciamento

Após primeiro acesso ao cliente, suas funções devem estar indisponíveis, uma vez que este ainda não foi licenciado. Para realizar o licenciamento, acesse o menu de configurações à esquerda da tela, e então, o menu de configurações da licença.

Acessando o menu, escolha a opção de ativação desejada (on-line ou off-line) e siga as instruções apresentadas para ativação da licença. Após ativação, o cliente reiniciará automaticamente, e ao realizar o login novamente, as funções licenciadas serão habilitadas.

Você pode verificar as informações da licença no menu de configurações da licença, onde é apresentado o recurso total disponibilizado pela licença ativada, o total já consumido e o total disponível para uso. Além disso, também é possível verificar se um módulo está ou não Autorizado para uso:

Usuários e permissões

Como usuário padrão, o usuário system possui função de super administrador, permitindo a criação e manutenção de usuários e funções pelo módulo Usuário , em configurações.

No Defense IA, existem duas funções de usuário padrão, Super Administrador, limitado a 3 usuários, e Administrador, limitado a 10 usuários. Mais funções e usuários personalizados podem ser adicionados pelo módulo.

  • Adicionar função

    Para adicionar uma função específica, acesse a aba "Gerenciamento de regra" e clique em Adicionar no topo. Uma tela para preenchimento será aberta:

    É possível selecionar dispositivos específicos ou organizações que o usuário com essa função terá acesso, também é possível selecionar quais permissões essa função concederá ao usuário, tanto para gerenciamento de dispositivos, quanto para gerenciamento do sistema.

  • Adicionar usuários

    A plataforma apresenta dois modos de adição de usuários diferentes, é possível adicionar manualmente um usuário por vez e/ou sincronizar e importar usuários de um servidor AD previamente configurado.

      Adicionar um usuário

      Na aba "Gerenciamento de usuários" , no menu de configuração de usuários, clique em Adicionar no topo. Uma tela para preenchimento será aberta. Preencha as informações necessárias para o usuário, como nome, senha e autoridade para controle de PTZ; também é possível habilitar opções relacionadas a proteção de senha do usuário. Por fim, deve-se selecionar as permissões de sistema para o usuário atribuindo funções a este. Até 32 funções podem ser atribuídas a um usuário, outras informações sobre limitações de configurações podem ser encontradas em nosso Datasheet.



    • Identificador do usuário, não pode existir mais de um usuário com o mesmo nome.


    • Senha do usuário, recomenda-se utilizar uma senha forte.


    • Botão Multicliente, caso selecionado, indica que o usuário pode efetuar o login em mais de um cliente simultaneamente.


    • Botão de usuário BCM, caso selecionado, indica que o usuário pode participar de chamadas de grupo. Um usuário BCM não pode ser um usuário Multicliente.


    • Botão de forçar troca de senha após primeiro login, caso selecionado, o usuário deverá trocar a senha registrada ao efetuar o login pela primeira vez.


    • Botão de Intervalo de alteração de senha, caso selecionado, o usuário deverá trocar a senha após um período contínuo definido entre 1 e 365 dias.


    • Botão de expiração de senha, caso selecionado, data e horário deveram ser definidos para expiração da senha do usuário, após a data escolhida, o usuário não terá mais acesso ao sistema. A data pode ser alterada por um Super-Administrador.


    • Define autoridade sobre controle de dispositivos PTZ caso mais de um usuário esteja acessando-o simultaneamente.


    • Vincula um endereço de e-mail ao usuário.


    • Texto auxiliar vinculado ao usuário.


    • Botão para vincular endereços Mac ao usuário


    • Vincula uma função existente ao usuário, apresentando as permissões definidas.



      Sincronizar com servidor AD

      Antes de sincronizar a plataforma com usuários de um servidor AD, deve-se configurá-lo previamente. Veja o capítulo "Active Directory" para configurá-lo.

      Após um servidor AD configurado na plataforma, você pode importar usuários do domínio para o Defense IA, para isso, na aba "Gerenciamento de usuários" clique em Importar usuários do domínio no topo. Um pop-up deve aparecer com a lista de usuários do domínio. Selecione o(s) usuário(s) que deseja adicionar e em seguida, atribua funções a estes(s)

      As funções selecionadas serão atribuídas a todos os usuários selecionados. Para atribuir funções diferentes para usuários de domínio, o processo terá que ser repetido para cada função.

      Selecione os usuários que deseja importar e clique em Próxima etapa.

      Selecione as funções necessárias para o(s) usuário(s) selecionado(s) no ícone e clique em OK para finalizar o processo.

  • Armazenamento

    O Defense IA permite diferentes configurações de discos em seu ambiente (tanto em volume local, quanto em volume de rede), apresentando 3 configurações de disco: disco de vídeo, disco de imagens e arquivos e disco de arquivos de incidente.

    Acesse Armazenamento em configurações para gerenciar os discos e armazenamento de vídeo do sistema.

    O Módulo apresenta 4 páginas que apresentam funções para o gerenciamento dos discos.

  • NetDisk

    É nessa página em que configura-se um volume de rede no sistema. Para isso, clique no botão "Adicionar Disco de Rede". Preencha o endereço IP do volume disponível na rede, e caso utilize o Modo usuário, preencha as credenciais do usuário iSCSi.

    Após adicionado...

    O Defense IA utiliza o protocolo iSCSi para conexão com discos de rede. Recomenda-se a utilização dos storages da nossa linha SVS, veja sobre em nosso site e consulte seu representante de vendas para mais informações.

  • Disco do servidor

    Nessa página configura-se os discos locais. Os discos disponíveis para configuração aparecerão ao expandir a janela do servidor, clicando no ícone

    Na janela expandida é possível ver a capacidade, integridade, status e realizar operações de disco. Clicando na engrenagem é possível selecionar o tipo de disco que deseja configurar; o botão ao lado formata o disco apagando todos os dados nele.

    Ao configurar um novo tipo de disco, este será formatado automaticamente, excluindo todos os dados armazenados.

  • Grupo de discos

    Quando há um disco na plataforma configurado como disco de vídeo, é possível configurar também um grupo de discos, vinculando volumes à canais de gravação, assim tornando possível um melhor gerenciamento do armazenamento. Para isso, em "Grupo de Discos" clique em Adicionar Grupo de Discos. Selecione os discos que deseja vincular e nomeie o grupo.

    Clique em Próxima etapa na parte inferior da tela para vincular os canais de vídeo ao grupo de discos. Clique em OK para finalizar o processo.

    Este processo não configura um plano de gravação para os canais selecionados, apenas os vincula a um volume de armazenamento. Para configurar um plano de gravação, veja Plano de gravação.

  • Caso tenha servidores auxiliares configurados, também é possível gerenciar seus discos pela interface.

    Para informações sobre capacidades e armazenamento, verifique a ficha técnica do produto em nosso site oficial.

















    Defense IA® é um produto Intelbras©. Todos os direitos reservados.