As configurações do sistema desempenham um papel essencial na personalização e gerenciamento do ambiente. Esses módulos são responsáveis por administrar diversos elementos que permitem uma customização precisa. Entre suas funcionalidades, incluem-se a configuração de servidores auxiliares, o gerenciamento de informações de licença, a definição de parâmetros do sistema, a disponibilização de opções de backup e a integração da plataforma por meio do módulo de síntese com ambientes externos.
A página de implantação apresenta duas opções para arquitetura do software e disposição dos dispositivos no sistema: Configuração distribuída e Configuração em cascata, ambas são apresentadas a seguir.
Nesta página, você pode configurar servidores auxiliares e administrar recursos (alocar dispositivos por servidores) a fim de aumentar e balancear o consumo de recursos computacionais do sistema.
Um servidor auxiliar escravo funciona como uma extensão de serviços do Defense IA, cedendo processamento computacional para aumentar a capacidade do sistema. Veja o Datasheet para mais informações sobre a capacidade do sistema.
Caso servidores auxiliares tenham sido instalados (Instalação de servidor auxiliar), estes aparecerão na lista, sendo possível configurá-los de acordo com o projeto.
Nesta página a configuração do Servidor principal limita-se a alteração de seu nome.
Ative os servidores auxiliares clicando no botão "ativar"
Ao ativar os servidores, aguarde alguns segundos até estes conectarem-se ao servidor principal e clique em "atualizar"
para visualizar o estado do servidor como "Executando"
Os servidores auxiliares (ou slave servers) suportam dois modos de configuração. Para configurá-los, clique na engrenagem
Modo padrão. Ao ativá-lo, o servidor auxiliar já está configurado neste modo. Servidor auxiliar em modo escravo dispõe de seus recursos para o servidor principal, de tal forma, não é possível acessá-lo diretamente pelo Cliente já que ele funciona como uma extensão do servidor principal.
Caso haja um servidor auxiliar standby configurado, este aparecerá disponível para vinculação:
Um servidor auxiliar standby funciona como uma redundância ao servidor auxiliar escravo, assumindo como ativo em casos de indisponibilidade do servidor assistido. Utilizado em cenários de Implantação de estrutura M+N.
Para utilizar um servidor auxiliar standby, deve-se vinculá-lo a um servidor auxiliar escravo para realizar a redundância de disponibilidade.
Ao configurar os servidores auxiliares, é possível verificá-los na tabela.
Para balancear carga do sistema, é possível alocar recursos do sistema entre os servidores (principal e auxiliares), vinculando cada dispositivo com um servidor que será responsável por seu gerenciamento. Para isso clique em "Alocar Recursos" na parte superior da tela.
Existem duas opções para a alocação de recursos.
Alocação manual
Aloca-se um dispositivo por vez, isso pode ser feito ao arrastar o dispositivo da árvore de dispositivos para o bloco do servidor
Alocação automática
Ao clicar no botão , uma janela com os servidores disponíveis será aberta. Selecione os servidores nos quais deseja realizar a alocação.
Clique em "OK" e em seguida, confirme a mensagem para continuar.
Ao confirmar a mensagem, a alocação automática iniciará, é possível acompanhar o processo pela barra de carregamento no canto superior da tela.
Ao finalizar, os dispositivos devem estar balanceados entre os servidores selecionados, desta forma, ambos os servidores atuam com uma carga de processamento computacional muito semelhante.
A plataforma Defense IA possui como característica expansiva a capacidade de estender dispositivos e gravações através da adição de um servidor adicional em forma de cascata. Ao incluir um servidor como um novo nível na cascata, é possível acessar todos os dispositivos e gravações por meio do servidor localizado no nível mais alto da cascata.
Para adicionar um servidor em cascata, clique em "Adicionar" na guia superior da tela.
Preencha as informações necessárias do servidor que deseja adicionar.
Nome: Nome que identificará a cascata.
Organização: Local no qual a cascata será alocada (os dispositivos estarão disponíveis no local selecionado).
Endereço IP | Domínio: Endereço do servidor a ser adicionado.
Porta: Porta de conexão do servidor a ser adicionado.
Nome de Usuário: Nome de usuário para acessar a plataforma - e seus dispositivos - a serem adicionados.
Senha: Senha de usuário para acessar a plataforma - e seus dispositivos - a serem adicionados.
Ao adicionar a cascata, esta aparecerá na lista e seus dispositivos e gravações já podem ser acessados. Veja Central de Monitoramento para mais informações.
Para fazer ativação do sistema e verificar recursos disponíveis para utilização na plataforma, acesse a página de licença .
Em parâmetros , é onde são realizadas as configurações do sistema como configurações de segurança, servidor de E-mail, Servidor AD, Sinal final de PdV, entre outras.
Em período de retenção de mensagem, é possível selecionar em dias o período para o servidor armazenar logs e informações do sistema.
Em servidor de e-mail, é possível cadastrar um servidor SMTP como servidor de e-mail para a plataforma, desta forma, é possível enviar e-mails para diferentes destinatários. Já existem três templates de opções de servidores SMTP, como Gmail, Yahoo e Hotmail. Também é possível registrar um outro servidor selecionando a opção "usuário definido" em "Tipo de Servidor SMTP".
Preencha o Destinatário do teste, e clique em "teste de e-mail" para enviar um e-mail teste e verificar seu funcionamento correto.
Em sinal final de PdV, preencha o sinal de PdV compatível com os pontos de venda resgistrados na plataforma.
Há duas opções para realizar o backup na plataforma.
Backup Automático:
Em Backup automático é possível definir parâmetros de configuração para uma recorrência periódica do backup. Dentre essas configuram-se:
Número máximo de arquivos de backup: Define a quantidade entre 1 e 10 de arquivos de backup armazenados.
Período: Define a frequência do backup (nunca, diariamente, semanalmente, mensalmente).
Semana: Define o dia da semana que o backup deve ser realizado.
Hora: Define o horário que o backup deve ser realizado.
O caminho padrão para armazenamento de arquivos backup é localizado em "...".
Ao realizar o backup, a senha do usuário deve ser confirmada, assim como a inserção de uma senha de criptografia para uma camada de segurança do arquivo de backup.
Backup Manual:
Em Backup manual configura-se o caminho para armazenar o arquivo clicando em . Realize o backup clicando o botão "Fazer Backup Agora".
Caso deseje restaurar um arquivo de backup compatível, acesse "Restaurar"
Nesta página você pode encontrar a lista de arquivos de backup, caso o backup automático esteja configurado. É possível restaurar o sistema a partir de um deles clicando em ou baixar o arquivo de backup clicando em
.
Também é possível recuperar um arquivo de backup armazenado localmente selecionando o caminho do arquivo desejado clicando em .
Os arquivos de backup possuem extensão .dbk
Para restaurar um arquivo de backup deve-se confirmar a senha de usuário e inserir a senha de criptografia definida ao gerar o arquivo.
A restauração de um arquivo de backup interromperá os serviços do servidor, e os reiniciarão. Todos os dados serão substituídos pelos presentes no arquivo de backup. O processo é irreversível.
A chave de licença é um dado vinculado à máquina, não sendo afetada pela restauração do backup. Caso a licença atual não suporte o arquivo restaurado, está deverá ser atualizada para funcionamento pleno do sistema.
Defense IA® é um produto Intelbras©. Todos os direitos reservados.